7 Aplicativos Para Produtividade Que Vão Reduzir 10 Horas Da Sua Semana De Trabalho

Seja mais produtivo e comece a viver mais consciente do seu tempo para guardar seu tempo para outras coisas mais …

Compartilhe

Seja mais produtivo e comece a viver mais consciente do seu tempo para guardar seu tempo para outras coisas mais importantes.

Ferramentas não importam. Mas se você usar as ferramentas corretas, sua produtividade irá aumentar e sua vida pode ser muito mais fácil e muito melhor.

Minha opinião geral sobre aplicativos, ferramentas, e recursos é essa: Não importam.

Eu digo isso porque muitas pessoas se escondem atrás de seus aplicativos. Estamos sempre procurando por AQUELE aplicativo que vai nos fazer ser um monstro da produtividade.

Ou acreditamos que ferramentas ou outros recursos vão nos ajudar a trabalhar melhor.

O YouTuber e cineasta Casey Neistat fala isso de forma muito clara, ele diz:

“O equipamento nunca importa. Conte muito bem uma ótima história, e as pessoas vão esquecer que tipo de equipamento você utilizou para gravar.”

Quando se trata de escrever, Stephen King tem uma opinião similar. Sempre que perguntam a ele sobre ferramentas, ele não responde diretamente. Se você quer se tornar um bom escritor, ele diz:

“Você aprende melhor lendo muito e escrevendo muito, e as lições mais importantes de todas é você que ensina a si mesmo.”

Eu tenho certeza que existe apenas uma forma de fazer as coisas: Abaixar sua cabeça e trabalhar duro. Mas frequentemente, ainda temos esses tipos de pensamentos:

  • “Um notebook novo me deixa mais produtivo.”
  • “Esse aplicativo me ajuda a terminar mais coisas.”
  • “A nova lente para câmeras me torna um melhor fotógrafo.”

Essas são as razões pelas quais procrastinamos. Agora, é claro, ferramentas importam. Mas elas não são o fator determinante. Você é.

Não se trata dos recursos que você tem; se trato do que você faz com eles. A vida se trata de desenvoltura. E esse é o ponto que pessoas como Casey Neistat e Stephen King querem provar.

O que você vai ver agora é uma lista dos meus 7 aplicativos favoritos e como eu uso eles. Quando você usa as ferramentas do jeito certo, você pode facilmente economizar 10 horas por semana.

1. Grammarly

Se você está lendo isso, você provavelmente é um trabalhador do conhecimento. E as armas principais de trabalhadores do conhecimentos são as palavras.

Eu acredito fielmente que se você quer se tornar um comunicador melhor, isso começa no papel. Aprenda a pensar e escrever melhor, e você vai finalmente se tornar melhor em falar, fazer vendas, fazer propagandas, programar, dar entrevistas, liderar, etc.

As palavras que você usa são TUDO em como você se conduz. Especialmente em um mundo cada vez mais digital onde as pessoas se afastam do contato presencial.

E Grammarly é a melhor ferramenta para ajudá-lo com sua comunicação. A maioria das pessoas acha que corretores são apenas para escritores.

Mas eu uso a extensão do Grammarly para navegadores para o meu uso diário. Eu uso para escrever emails no Gmail, responder comentários, ou em qualquer outro site em que eu precise escrever algo.

Eu também edito meus artigos com Grammarly (eles também tem um add-on para o Office). Ele verifica a voz passiva, gramática, ortografia e erros de pontuação.

No final das contas, esse aplicativo me ajuda a economizar 30 minutos por dia de inteligência pura. Com Grammarly, eu posso só focar em escrever e passar minha mensagem; eles fazem o resto.

2. Blinkist

Ler melhora o foco, a produtividade, a criatividade, e reduz o estresse. Os benefícios são tão bons que todos deveriam estar lendo livros que nem loucos.

Não.

23% dos americanos não leram se quer um livro no último ano. E o número de livros que as pessoas leem por ano também não é nada bonito. Somente 28% lê mais do que 11 livros por ano.

E eu entendo. Ler toma tempo. E mais, um dos meus maiores desafios é selecionar quais livros eu vou ler.

No passado, eu costumava comprar livros, e parar de ler eles na metade porque eles não eram úteis ou interessantes. Isso me custava tempo e dinheiro. Isso é frustrante, especialmente porque você só pode ler uma quantidade certa de livros por ano.

Se você é como eu, sua lista de leitura aumenta mais rápido do que você lê, e esse é o problema. Por quê? Você quer ler os livros CERTOS. Você quer ler livros que te façam crescer; pessoalmente, profissionalmente, financeiramente.

E eu finalmente encontrei a solução para a questão de: “Que livro eu devo ler a seguir?”

Blinkist cria sumários de qualidade de livros que não são de ficção. Todos os dias eu leio o sumário de um livro, e se quero ler mais, eu compro o livro. Se não, eu simplesmente elimino o livro da minha lista.

Você precisa ser realista; você não pode ler todos os livros do mundo. E é importante descobrir como decidir quais livros você vai ler.

E também, eu não confio em críticas para os livros pois um livro que é inútil para você pode ser valioso para mim.

3. Trello

  • “O que devo fazer a seguir?”

  • “Estou entediado.”

Você deve eliminar esses dois pensamentos da sua cabeça. Por quê? Porque eles plantam sementes de uma coisa chamada: PERDA DE TEMPO.

Eu uso o Trello para manter as tarefas que preciso fazer. Se você não conhece o Trello; é uma ferramenta versátil de gerenciamento de projetos que pode ser utilizada de várias formas.

Com o Trello você pode criar ‘quadros’ para cada projeto que você tem. E em cada quadro, você pode listar todas as ações que você tem que completar para aquele projeto.

Toda semana eu tiro um tempo para atualizar meus projetos. Isso me ajudar a melhorar meu foco, pois assim sei o que preciso fazer.

Sempre que não sei o que fazer, eu abro o Trello: SEMPRE tem algo para fazer.

4. Feedly / Medium

Procurar por blogs continua sendo uma das principais fontes de perda de tempo para a maioria de nós.

Tenho uma dica simples para você: Para de clicar em artigos que você vê nos seus feeds.

A maioria das pessoas abre o Facebook, Twitter, ou até mesmo novos sites, e clicam em qualquer coisa que parece ligeiramente interessante.

NÃO FAÇA ISSO.

Ao invés disso, faça uma lista de 5 a 10 blogs/autores que você ama ler. Então, adicione eles no Feedly ou siga os blogs/publicações pelo Medium. Todos os dias, leia artigos apenas pelo Feedly e Medium.

Isso economiza ao menos 1 hora de buscas incansáveis por semana.

5. Office 365 / Google Docs

Eu ainda conheço muitos empreendedores e freelancers que não trabalham na nuvem. Se você é um deles, você está perdendo muito tempo.

Apenas os minutos que demoramos para abrir arquivos em pastas, salvá-los em armazenamentos externos, ou compartilhar seus documentos com os outros, somam rapidamente.

Alguns minutos aqui e alí se tornam algumas horas por semana, e centenas de horas por ano.

Eu uso o Office 365 porque eu gosto de trabalhar offline também (e também, ainda sou um pouco das antigas—estou acostumado com o Office). Mas o Google Docs também funciona bem.

Vamos resumir isso: Se você não está trabalhando na nuvem, é hora de migrar para lá.

Eu economizo por volta de 1 hora por semana tendo acesso fácil a todos os meus documentos (em todos os meus dispositivos) na nuvem. Eu foco somente em trabalhar e compartilhar documentos, planilhas, e apresentações.

Eu não quero pensar em mais nada que envolva produtividade. E é por isso que esses aplicativos são ótimos.

6. O aplicativo de calendário grátis no seu Smartphone

Esqueça listas de tarefas, aplicativos chiques de produtividade, ou qualquer outra coisa que prometa te ajudar a fazer as coisas.

Só tem uma coisa que te ajuda a fazer as coisas: Seu calendário.

É tão óbvio que a maioria de nós ignoramos isso. Nós preferimos listas de tarefas com todas as cores do arco-íris, e que fazem sons quando você risca um item.

A pesquisa é clara: Listas de tarefas não funcionam. E ainda assim, a maioria das pessoas continua com elas.

Deixe de lado a lista de tarefas e use o seu calendário como sua ferramenta número um de produtividade. Guarde um tempo para planejar sua semana. Pergunte: Quando vou fazer isso? Então, agende no seu calendário. Eu faço esse exercício todos os dias.

Eu prometo que isso vai te economizar ao menos 15 minutos por dia que você gasta atualizando sua lista de tarefas.

7. Tomighty

Eu amo trabalhar com o método Pomodoro. Pesquisas mostram que melhora o foco e a qualidade dos seus resultados.

Toda vez que deixo de usar um aplicativo como o Tomighty, eu desperdiço horas todos os dias. Esse aplicativo pode facilmente economizar uma hora do seu DIA.

Como? Quando você trabalha em intervalos, você termina mais coisas em menos tempo por causa do seu foco melhorado.

No total, esses 7 aplicativos vão aumentar sua produtividade e reduzir ao menos 10 horas da sua semana de trabalho. E com prática, você pode até dobrar esse valor.

Como você deve ter notado, produtividade se trata de eliminar atividades que desperdiçam tempo, e melhorar seu foco.

Dessa forma você faz as coisas CERTAS, e acaba economizando várias horas por semana.

Comece a viver mais consciente do seu tempo e produtividade: Salve seu tempo para coisas mais importantes.

Se você fizer isso, você pode usar essas horas preciosas com a sua família, amigos, esposa. Ou você pode passar esse tempo melhorando suas habilidades.

Porque no final, quando você estiver no leito de morte, você não vai pensar em todos aqueles aplicativos, ferramentas, e recursos que você usava. Não, você vai refletir sobre as grandes coisas que fez com eles.

Então o que você está esperando? Você tem as ferramentas que precisa para ser bem sucedido. A única coisa que falta é: Sair e FAZER coisas com os recursos que você tem.

Continue Lendo

Mais >