Comece e termine seu dia com esses princípios em mente

Tempo é o material bruto da produtividade. Tempo, não dinheiro, é nosso bem mais valioso. Invista em seu bem mais …

Compartilhe

Tempo é o material bruto da produtividade. Tempo, não dinheiro, é nosso bem mais valioso. Invista em seu bem mais valioso com atenção.

Crie um sistema para protegê-lo.

“Você não pode deixar outras pessoas definirem suas prioridades na vida”, diz Warren Buffett.

Cada semana tem 168 horas. Processe essa informação por um momento.

É uma quantidade monumental de tempo! Onde ele vai parar? Ou melhor, em que você tem gasto todas essas horas?

Comece e termine seu dia com um propósito. Jim Rohn disse que “ou você leva sua vida, ou deixa a vida te levar”. Se você tiver clareza de quais são seus objetivos a cada manhã, seu foco mudará.

“Deixe a vida me levar (vida leva eu!)” só funciona se seu objetivo for não ter objetivo, ou seja, não querer chegar em lugar algum.

Stephen Covey disse, uma vez: “Você tem que decidir quais são suas prioridades e tem que ter coragem de dizer ‘não’, com bom grado, sorridentemente, sem rodeios, para outras coisas. E a melhor forma de fazer isso é ter um grande ‘sim’ dentro de nós”.

Gerencie sua energia. O cérebro consome 20% da nossa energia, mesmo que ocupe apenas 2% de nosso volume corporal. Isso significa que, quando falta energia, seu cérebro vai sofrer também.

Concentração é como um músculo, precisa descansar para conseguir funcionar, e não deveria ser sobrecarregada. Do contrário, vai se esgotar e levar mais tempo para retomar o ritmo.

Criar momentos em seu dia onde você tira a mente completamente do trabalho ajudará a rejuvenescer seu cérebro.

Trabalhe em “arrancadas”. Quebre seu dia de trabalho em segmentos, com 20 minutos entre cada segmento.

Seu cérebro pode focar durante 90 a 120 minutos de cada vez. Depois, um intervalo de 20 a 30 minutos é necessário para se renovar e conseguir um bom desempenho em sua próxima tarefa, de acordo com pesquisas.

Fazer intervalos é biologicamente restaurador.

Só quando você aprecia e aceita os fluxos e refluxos do seu corpo é que você pode realmente começar a entregar seus melhores resultados.

Quando as coisas começarem a se tornar desgastantes, faça uma pausa.

Enquanto está na pausa, converse com colegas, dê uma volta — melhor ainda se for ao ar livre. Permita que sua mente vagueie e dê a seu cérebro a oportunidade de que ele precisa para conectar melhor as ideias.

Comece hoje, fique mais consciente do que está fazendo, mais presente, e você já notará uma diferença na qualidade da execução do seu trabalho.

Quanto mais concentrado você estiver, maior será a quantidade de trabalho que você fará, mais você conseguirá concluir. Trabalhar por períodos longos pode ser prejudicial para o seu nível de compromisso com determinada tarefa.

Trabalhe com propósito.

Trabalho com propósito não é uma ideia nova — uma técnica similar e popular é a “Técnica Pomodoro”.

Crie um sistema de trabalho para si mesmo. Um sistema faz com que seu objetivo se torne real. É concreto. Faz você colocar as mão à obra. Ajuda a focar em conquistas a longo-prazo, ao invés de pequenas vitórias.

Ter como regra trabalhar com foco é importante para ter picos de produtividade.

Quando você está no controle do que faz, do que está sendo feito, e o que já foi realizado, você estará em total controle do seu dia. Trabalhar será significativo e gratificante.

Uma rotina diária ou semanal, com a aplicação consistente de pequenos hábitos, transformarão sua vida mais eficientemente do que esforçar-se para um número exorbitante de metas sem uma rotina consistente que te ajude a chegar lá.

Use seus períodos de pico de produtividade com cuidado. Você quer resolver problemas, obter respostas e tomar decisões em seus momentos mais produtivos.

Use seus picos, quando se sente alerta e empolgado, para tarefas que envolvem solução de problemas, pensamentos complexos e decisões críticas.

Eu falo um pouco mais sobre os picos de energia nesse post aqui.

Escrever reflexões e estratégias vêm mais fácil quando se está concentrado e alerta.

Produtividade tem mais a ver com aproveitar bem sua energia, não seu tempo.

Cal Newport recomenda criar hábitos de “trabalho profundo”  —  a habilidade de focar sem distrações.

Newport também recomenda um “cronograma intenso” para combater interrupções constantes e concluir mais em menos tempo.

Visualize seu trabalho.

Em seu livro, “Personal Kanban: Mapping Work — Navigating Life“, Jim Benson diz que trabalho não visualizado é trabalho fora do controle.

“Visualizar o trabalho reduz distrações de ‘processamentos’ ao transformar conceitos vagos em objetivos tangíveis que seu cérebro pode facilmente compreender e priorizar”, diz Jim.

Aceite uma tarefa de cada vez.

O princípio básico do sucesso é foco. É isso que faz a diferença entre aqueles que alcançam o sucesso e os que não, independentemente de quão talentosos sejam ou quanta energia e recursos tenham.

“… A maior parte das conquistas são resultado de várias coisas pequenas feitas em uma única direção”, diz Nido Qubein.

De acordo com Charles Duhigg, autor de “Smarter Faster Better“, nos lembrarmos de que uma ação pequena se encaixa dentro de um objetivo maior torna mais fácil relacionar nossos pequenos esforços às nossas mais significativas aspirações.

Determine quais são as três tarefas mais importantes que você precisa realizar amanhã ou hoje. Escreva em um papel. Enumere-as em sua lista e defina prioridades.

Charles Dickens uma vez disse: “eu nunca poderia ter feito o que fiz sem os hábitos de pontualidade, ordem e diligência, e sem a determinação de me concentrar em um assunto de cada vez”.

Tire um tempo para avaliar seu trabalho e quão produtivas foram suas estratégias durante a semana.

Você pode fazer melhor em menos horas?

O que não está funcionando e por quê?

O que você está fazendo errado?

Faça mais do que funciona e menos do que é perda de tempo.

Tire os últimos 10 minutos do dia, todos os dias, para refletir, processar e definir prioridades para o próximo dia.

Finalize seu dia com propósito!

Resumindo:

  1. Seu tempo é o seu bem mais precioso invista ele com atenção e cuidado.
  2. Comece e termine seu dia com um propósito.


Continue Lendo

Mais >