O Que eu Faço Quando Me Sinto Cansado de Mais para Criar

O Que eu Faço Quando Me Sinto Cansado de Mais para Criar

“Eu estou tão cansado.”

Muitas vezes meus rascunhos aqui no blog morrem prematuros por conta dessa frase.

Isto é uma desculpa que nitidamente encobre o fracasso para praticamente qualquer tarefa. É tão fácil justificar. Porém apenas porque uma desculpa é justificável não significa que ela vale. Eu posso sempre imaginar um tempo quando estarei totalmente renovado e energizado para criar, mas sempre um “Eu estou tão cansado” pode arruinar qualquer chance de fazer algo.

O que fazer então? Dormir mais? Tomar 5 Red Bulls?

A metade dos problemas reais de exaustão vem da distração. O problema não está em estar muito cansado. O problema é estar com a mente dividida.

A maioria de nós provavelmente tem uma dúzia ou mais de diferentes projetos em andamento ao mesmo tempo.

Isso sabota a ideia que podemos fazer um novo projeto bem (ou finaliza-lo). Nos afasta de alcançar um estado de criatividade, um estado de flow (fluxo) que torna o trabalho muito mais agradável e continuo.

A solução que eu encontrei? Se eu quero um real momentum (impulso, ação) ao iniciar alguma coisa, eu preciso terminar outra.

Como assim?

Eu só posso começar de onde eu parei, assim eu tenho a obrigação de cumprir as tarefas que deixei incompletas.

Tão simples como esta solução parece, conseguir um espaço para iniciar algo novo é raramente tão fácil como finalizar o último item da lista de tarefas.

Onde este trabalho se encaixa nas minhas prioridades?

Completando o antigo trabalho deve remover um ponto de estresse ou obrigação, isso deve tornar um novo projeto mais simples de começar.

Quanto tempo isso vai me tomar até estar completo?

Uma vez que meu principal objetivo é começar algo novo, eu quero lidar com algo que eu possa finalizar em um tempo razoável.

Quais bloqueios mentais estão me segurando de finalizar isso?

As chances são de ser: medo de feedback negativo, achar mais complexo do que realmente é, desmotivação (gerada algumas vezes pela frustração durante o projeto), entre outros. A procrastinação acaba nos impedindo de iniciar projetos novos e por isso vale a pena compreender que bloqueio está impedindo de prosseguir e supera-lo.

Quando eu tenho as respostas para essas perguntas, eu sei o que fazer primeiro. O que remove um pouco do bloqueio de sentar e começar a trabalhar.

Mais importante, uma vez que eu tenho concluído algo importante/complicado, começar algo novo não parece tão difícil. E quando realizo algo legal ou que mereça ser compartilhado, eu não me sinto nem perto cansado, mesmo que tenha trabalho durante muitas horas.

Quais desculpas estão te segurando de fazer um ótimo trabalho? Não apenas procrastine ou se force a fazer a tentar realizar o trabalho – repense a fonte de seu problema com o projeto/tarefa. A solução talvez seja contraditória: como eu, talvez você só precise terminar as coisas antes de começar elas.

Se esse post te ajudou de alguma forma compartilhe e se quiser compartilhar algo conosco deixe um comentário abaixo.

Share This