Por Que Manter Um Diário Pode Mudar A Sua Vida

“A vida de cada homem é um diário em que ele pretende escrever uma história, e escreve outra; e sua …

Compartilhe

“A vida de cada homem é um diário em que ele pretende escrever uma história, e escreve outra; e sua hora mais humilde é quando compara o volume como está com aquilo que ele jurou fazer.

— James Matthew Barrie

Você sabe exatamente o que quer na vida. Mas parece não conseguir chegar lá.

Você tem várias intenções…

Você vai se tornar mais saudável.

Você vai escrever um livro.

Você será mais presente com as pessoas queridas.

Você vai abrir aquele negócio em casa.

Você vai aprender outra língua.

Você vai ser mais paciente e feliz.

Você vai quitar as dívidas.

Você vai ser mais organizado.

Você vai ser um amigo melhor.

Você vai superar hábitos ruins.

Mas o problema é: Fazer todas essas coisas é muito difícil. E fica mais difícil a cada dia. Alguns dias, simplesmente desistir parece ser a decisão mais sensata. 

Você tem dito para si mesmo há muito tempo “Hoje é o dia!” apenas para voltar aos velhos hábitos antes do dia, ou se você tiver sorte, a semana, acabar.

Quando há uma brecha entre quem você é e quem você quer ser, você é incongruente e infeliz. Você fica despedaçado, mentalmente exausto, e arrependido. Você se sente sempre como uma fraude para si mesmo, e provavelmente para as pessoas ao seu redor.

Gandhi disse:

“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz, e o que você é estão em harmonia.”

A Necessidade De Um Poderoso Hábito Chave

Se você tentar consertar tudo que está errado na sua vida, você rapidamente vai se cansar e desistir. Já aconteceu várias vezes antes comigo e também deve ter acontecido com você.

A vida é muito agitada. Você não tem tempo para focar mudanças em centenas de áreas diferentes da sua vida. Isso é exaustivo, e sinceramente, inútil.

Mais efetivo do que analisar microscopicamente seus comportamentos ruins, é resumir isso a um hábito “chave”—que junta todos os seus outros hábitos em um só. Sem um poderoso hábito chave, tudo se desfaz.

Em seu livro, O Poder do Hábito, Charles Duhigg descreve o hábito chave como, “pequenas mudanças ou hábitos que as pessoas introduzem em sua rotina que involuntariamente carrega outros aspectos da sua vida.”

Uma pessoa pode começar a se exercitar uma vez por semana, e sem perceber começar a comer melhor e ser mais produtivo no trabalho. Ela começa a fumar menos e demonstra mais paciência com seus colegas e amigos. Ela usa menos o cartão de crédito, se sente menos estressada, e aumenta a motivação em relação aos seus objetivos. Os padrões enraizados no cérebro dela melhoram e ela começa a ser uma pessoa completamente diferente. Tudo porque ela começou a se exercitar uma vez por semana.

Basta você adquirir um desses hábitos e tudo na sua vida pode mudar. Hábitos chaves disparam uma reação em cadeia de outras bons hábitos e podem rapidamente alterar todos os aspectos da sua vida.

Manter Um Diário Todos Os Dias

“Manter um diário pessoal com análises profundas diárias e avaliação de suas experiências é uma atividade de alta potencialização que aumenta autoconsciência e melhora todas habilidades e a sinergia entre elas.” 

— Stephen R.Covey

Registrar o dia-a-dia é o hábito chave mais potente e poderoso que você pode adquirir. Se feito corretamente, você vai ter melhorias em todas as áreas da sua vida—todas as áreas! Sem dúvida, manter o hábito de escrever sobre meu dia-a-dia tem sido de longe o fator número um de tudo que fiz de bom na minha vida.

O problema é, a maioria das pessoas tentaram e falharam em criar diários diversas vezes. É algo que você sabe que deveria fazer, mas parece nunca ir até o fim.

Depois de ler esse artigo, você nunca mais vai querer passar um dia sem escrever no seu diário.

Eis o porquê:

Manter Um Diário Aumenta Seu Potencial Criativo

A maior parte das pessoas vivem suas vidas de acordo com os termos de outras pessoas. Os seus dias são gasto alcançando os objetivos e seguindo a agenda de outras pessoas.

Suas vidas não estão organizadas conscientemente de forma que eles comandem cada despertar, cada descanso, de sua vida. Ao invés disso, eles reagem incansavelmente a cada chance que eles têm.

Por exemplo, a maioria das pessoas acorda e imediatamente olha o celular ou email. Em alguns segundos, estamos no Facebook e verificando a linha do tempo. Nos tornamos viciados em absorver informação. Ou em outras palavras, nos tornamos viciados em ser reativados pelas agendas de outras pessoas.

Por outro lado, Josh Waitzkin, autor de A Arte de Aprender, acorda e imediatamente escreve no seu diário por 30 minutos.

Ele faz isso porque enquanto ele estava dormindo, seu subconsciente estava fermentando, tramando, resolvendo problemas, e aprendendo. Então quando John acorda, ele vai para um lugar tranquilo e começa um sistema de aprimoramento intelectual e fluxo criativo.

Recentemente eu escrevi sobre a importância de rotinas matinais. Se eu fosse reescrever aquele artigo agora, eu incluiria meu diário. Eu tenho escrito nele nas últimas semanas e isso tem reformulado minha visão inteira sobre a vida. Adicionalmente, eu nunca tive antes tantas ideias criativas.

Criadores focam em produzir diferentemente da população geral que foca em absorver informação. Em seus momentos livres, criadores utilizam seus descobertas inconscientes. Seus dias são preenchidos com explosões de criatividade, tornando seus trabalhos extraordinariamente incríveis.

Se você quer ter maior fluxo criativo na sua vida, pare de verificar suas redes sociais e email com tanta frequência. Veja elas apenas uma ou duas vezes por dia. Desapegue do vício de anestesiar sua mente e escapar da realidade. Ao invés disso, se perca nos projetos criativos que você sempre quis fazer.

Manter Um Diário Acelera Sua Habilidade De Manifestar Objetivos

Como parte da sua dose matinal de criatividade, utilize seu diário para revisar e aperfeiçoar sua lista de afazeres. Revise e aperfeiçoe sua visão da vida e seus principais objetivos.

Enquanto você lê e reescreve seus objetivos diariamente, eles se tornarão fixos em seu subconsciente. Eventualmente, seus sonhos e sua visão vai conseguir seu mundo interior e rapidamente irá se tornar sua realidade física.

Manter Um Diário Cria Um Trampolim Para Uma Recuperação Diária

As pessoas lutam drasticamente para desconectar do trabalho. Agora mais do que nunca, falhamos em viver no presente. As pessoas queridas ao nosso redor tem sorte de ter uma pequena porcentagem da nossa atenção enquanto estão com a gente.

Entretanto, utilizar seu diário pode consertar essa má gestão. No final do seu dia de trabalho, abra seu diário e revise sua lista de afazeres. Se sua sessão de diária foi excelente, você provavelmente terá terminado tudo que pretendia fazer. As vitórias particulares sempre precedem as vitórias públicas.

Sessões de diário são seu tempo de reflexão após o trabalho. Relate para si mesmo o que você fez naquele dia e o que precisa ser feito amanhã. Escreva as coisas que você aprendeu e as coisas que você experienciou.

Por último, direcione seu subconsciente escrevendo sobre as coisas nas quais você quer focar amanhã. Como você colocou o trabalho do dia para trás, seu subconsciente vai preparar um banquete de criatividade e planejamento na manhã seguinte.

Essa sessão de diário do final do dia de trabalho precisa ter a mesma duração da sessão matinal. Greg McKeown, autor de Essentialism, recomenda escrever bem menos do que você deseja escrever—apenas algumas frases ou parágrafos no máximo. Isso vai evitar que você se canse.

O objetivo primário dessa sessão é desligar mentalmente o modo de trabalho. Assim como em treino físico, você precisa descansar e se recuperar entre os dias de trabalho para ficar mais forte.

Use essa sessão para desconectar completamente e desligar do trabalho. Essa é a sua hora de se recuperar e estar presente com as pessoas queridas a sua volta—existe mais na vida do que apenas trabalho. Quanto maior a qualidade da sua recuperação, mais potentes e poderosas serão suas sessões criativas.

Diários Geram Clareza E Congruência

Esse hábito chave tem tanto poder! Escrevendo no seu diário de manhã e de noite, você vai rapidamente ver as incongruências na sua vida.

Você verá claramente o que precisa ser removido e o que deveria ser incluído na sua vida. Diários são um belo e poderoso facilitador de auto-descoberta.

Não somente você terá mais clareza sobre seu caminho na vida, mas diários aumentam sua habilidade de fazer pequenas e grandes decisões ao longo do caminho.

Nas páginas do seu diário terá o futuro do mundo que você está criando. Você é o autor da sua história de vida. Você merece ser feliz. Você tem o poder de criar a vida que você quer. Como o projetista do seu próprio mundo, use a quantidade de detalhes que você desejar.

Diários Purificam Suas Emoções

Diversos estudos apontam que escrever em um diário diminui o estresse. Entre estes benefícios, estão:

  • Reduzir a falta de direção na sua vida
  • Aumentar o foco
  • Maior estabilidade
  • Maior nível de aprendizado, ordem, ação, e produção
  • Manter os pensamentos calmos para que possam ser modificados e integrados
  • Liberar pensamentos e emoções reprimidas
  • Empoderamento
  • Conduzir pensamentos internos com eventos externos
  • Desconectar e deixar o passado de lado
  • Se permitir visitar o passado com a mente adulta de hoje

Quando você está em um estado emocional intenso, o diário pode te ajudar a experienciar mais a fundo e entender estas emoções.

Depois de folhear as páginas do seu diário, você vai rapidamente encontrar alívio. A objetividade irá retornar e você será capaz de seguir em frente.

Sem um diário, experiências emocionais intensas podem te incapacitar por horas, dias, e até mesmo anos. Entretanto, uma sessão honesta e inspirada de diário pode ser a melhor forma de terapia—rapidamente te deixando melhor e mais esperto do que você estava antes.

Diários Enraízam Seu Aprendizado

Humanos são ruins em reter informação. Nós esquecemos a maior parte do que lemos e ouvimos. Entretanto, quando você escreve as coisas que aprendeu, você retém elas muito melhor. Mesmo que você nunca leia o que escreveu, o simples ato de anotar algo aumenta o desenvolvimento e a memória do cérebro.

Neurologicamente, quando você escuta alguma coisa, uma parte diferente do seu cérebro está mais engajada do que quando você anota aquela informação. A memória que guarda o que escutamos não discrimina o que é ou não importante. Entretanto, escrever cria regiões espaciais entre informações importantes e informações sem importância—permitindo que sua memória capture e enraíze as coisas importantes que você quer lembrar.

Além disso, o ato de escrever permite que seu subconsciente trabalhe problemas de uma forma única, intensificando o processo de aprendizado. Você será capaz de resolver problemas e descobrir e obter informações enquanto você reflete e escreve sobre as coisas que você está aprendendo.

Diários Aumentam Sua Gratidão

Mesmo que você comece a escrever no diário com mau humor, a recompensa que escrever traz tem um jeito sutil de colocar sua mente em um estado de gratidão.

Quando você começa a escrever sobre as coisas pelas quais você é grato, novas câmaras se abrem no palácio da sua mente. Você frequentemente precisará largar sua caneta e respirar algumas vezes. Você será cativado não só pelas coisas incríveis na sua vida, mas também pelo deslumbre e brilho da vida no geral.

Como parte da sua sessão matinal e pós trabalho, não esqueça de incluir um pouco de gratidão na sua escrita. Isso vai mudar totalmente a orientação da sua vida da escassez para a abundância. O mundo vai começar a cada vez mais virar sua ostra.

Escrever sobre gratidão no seu diário é cientificamente dado como solução para vários desafios psicológicos. Aqui estão apenas alguns deles:

  • Gratidão te faz mais feliz
  • Gratidão faz outras pessoas gostarem de você
  • Gratidão te torna mais saudável
  • Gratidão dá um empurrão na sua carreira
  • Gratidão fortalece suas emoções
  • Gratidão aumenta sua personalidade
  • Gratidão te deixa mais otimista
  • Gratidão reduz o materialismo
  • Gratidão aumenta sua espiritualidade
  • Gratidão te torna menos egoísta
  • Gratidão aumenta sua auto-estima
  • Gratidão melhora seu sono
  • Gratidão te mantém afastado do médico fortalecendo o funcionamento fisiológico
  • Gratidão te faz viver mais
  • Gratidão aumenta seus níveis de energia
  • Gratidão te deixa mais propenso a fazer exercícios
  • Gratidão te ajuda a superar obstáculos
  • Gratidão te faz sentir bem
  • Gratidão deixa suas memórias mais felizes
  • Gratidão reduz sentimentos de inveja
  • Gratidão te ajuda a relaxar
  • Gratidão te torna mais amigável
  • Gratidão ajuda seu casamento
  • Gratidão te faz ficar mais bonito
  • Gratidão torna suas amizades mais fortes
  • Gratidão te faz um gerente mais eficiente
  • Gratidão melhora sua rede de contatos
  • Gratidão aumenta sua conquista de objetivos
  • Gratidão melhora tua tomada de decisões
  • Gratidão aumenta sua produtividade

Diários Revelam O Escritor Em Você

Eu me tornei um escritor através de diários. Enquanto eu estava em uma viagem missionária, eu escrevia no meu diário de uma a duas horas por dia. Eu fiquei perdido no fluxo e me apaixonei pelo processo da escrita.

Se você quer se tornar um escritor um dia, comece com um diário. Escrever em um diário pode te ajudar a:

  • Desenvolver hábitos mais fortes de escrever
  • Encontrar sua própria voz!
  • Limpar sua mente e clarear suas ideias
  • Se aproximar das 10 mil horas de treino que Malcom Gladwell diz serem necessárias para alcançar a maestria
  • Produzir textos para utilizar na sua própria escrita

Diários Registram Sua História De Vida

Eu comecei a escrever sobre meu dia-a-dia em 2015 depois de ler um artigo sobre a importância de escrever em diários. No artigo, a autora descreve o quanto os diários mudaram a vida dela. Ela disse que depois de todos esses anos, ela tem 38 volumes de registros pessoais e história da família.

Depois de terminar de ler aquele artigo, eu nunca mais parei de escrever no meu diário. Na sala da minha família em uma prateleira existem mais de 20 diários cheios dos meus pensamentos e experiências. Tenho certeza de que eles serão cuidados pelos meus antecessores como eu tive o cuidado de escrever sobre as pessoas queridas ao meu redor que faleceram.

“Nós escrevemos para provar a vida duas vezes, uma no momento e a outra em retrospecto”
― Anaïs Nin

19 Outros Benefícios De Escrever Em Diários

Alguns outros benefícios de escrever em diários, são:

  • Cura relacionamentos
  • Cura o passado
  • Dignifica todos os eventos
  • É honesto, confiável, e não te julga
  • Fortalece seu senso próprio
  • Balanceia e harmoniza
  • Recorda e reconstrói eventos passados
  • Age como seu próprio conselheiro
  • Integra picos e vales na vida
  • Suaviza memórias problemáticas
  • Mostra você como um ser maior, mais importante, inteiro e conectado
  • Revela e rastreia padrões e ciclos
  • Aumenta a confiança em si mesmo
  • Direciona intenção e discernimento
  • Aumenta a sensibilidade
  • Interpreta seus símbolos e sonhos
  • Oferece uma nova perspectiva
  • Unifica as coisas
  • Mostra relacionamentos e compreensão ao invés de separação

Estratégias Para Melhorar A Experiência

  • Ore ou medite para ter inspiração antes de começar a elevar seu estado mental e despertar a criatividade
  • Escute música (Eu escuto música acústica ou épica dependendo do resultado que estou tentando obter)
  • Escreva sobre as pessoas na sua vida—você conseguirá informações sobre como melhorar esses relacionamentos
  • Escreva com confiança e poder—use isso para fortalecer sua produção
  • Escreva “Hoje vai ser o melhor dia da minha vida.”—leia de novo e de novo até começar a acreditar nisso
  • Se não consegue pensar no que escrever, tente escrever sobre detalhes minuciosos do seu dia ou acontecimentos recentes
  • Dica de ouro: Comece sempre com gratidão

Conclusão

Eu ouso dizer que escrever em um diário é a coisa mais importante a ser feita na sua vida. Se feito de forma efetiva, pode mudar tudo da sua vida para melhor.

Você vai se tornar a pessoa que quer ser.

Você vai projetar sua vida da forma que quer viver.

Seus relacionamentos vão ser mais saudáveis e felizes.

Você será mais produtivo e feliz.

Aproveite. 🙂

Continue Lendo

Mais >