Seu Sucesso a Longo Prazo Depende de Uma Rotina Diária Consolidada

Aristóteles disse: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Uma vida …

Compartilhe

Aristóteles disse: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”.

Uma vida sem uma rotina diária positiva e estruturada é muito mais desgastante mentalmente, físicamente e emocionalmente do que você pode imaginar!

As melhores rotinas, eu descobri, vêm no começo e fim do dia  —  tanto do seu dia de trabalho como do dia em geral.

Ou seja, desenvolva uma rotina para quando você acorda, para quando você começa a trabalhar, para quando você termina seu dia de trabalho e para o fim da sua noite.

Rotinas pré determinam seus horários, permitindo que você use seu tempo eficientemente. Uma rotina é um investimento.

A rotina nos dá uma noção de estrutura e familiaridade. Você acorda com um senso de posse, ordem e organização da sua vida.

Ela dispensa a necessidade de, regularmente, planejar seus dias com antecedência.

Mike Murdock disse: “O segredo do seu futuro está escondido em sua rotina diária”.

Você já sabe o que você vai fazer a cada dia. Uma vez que você conclui uma tarefa, você já sabe o que vem em seguida em seu cronograma.

Você precisa de uma rotina para estabelecer e trabalhar em suas prioridades, reduzir a procrastinação e acompanhar seus objetivos.

Isso reduz sua dependência de força de vontade e motivação.

O ato de automação aumenta a eficiência em sua vida, ao permitir que você faça coisas sem conscientemente pensar nelas.

Você vai automaticamente realizar tarefas, sem ter que se lembrar de realizá-las.

Tynan, autor de “Superhuman by Habit” (Super-humano por hábito), diz que hábitos são “ações que você assume de forma repetitiva com pequeno ou nenhum esforço ou pensamento”.

Quando você define momentos específicos para fazer determinadas coisas, é menos provável que você as empurre para depois —  especialmente uma vez que elas se tornam hábitos.

Com uma rotina bem definida, de alguma forma a vida acontece sozinha. Ou o dia é perdido enquanto você tenta decidir o que fazer, ou você se enrola entre as vontades e necessidades de outras pessoas.

Tome controle da sua vida. Estabeleça rotinas e aprenda a segui-las.

Crie padrões diários regulares e consistentes que vão te levar aonde você quer ir na vida.

Planeje sua agenda de acordo com sua energia

Começar seus dias sempre da mesma forma pode te motivar a dar um pontapé inicial mesmo em dias em que você não se sente muito disposto.

Você provavelmente tem uma rotina que funciona para você. Se não tem, aqui vai um guia simples para te ajudar a obter o máximo do seu dia de trabalho.

Faça uma lista do que você tem que cumprir todos os dias da semana. No começo, nada é insignificante. Certifique-se de escrever tudo.

Agora avalie seus níveis de energia. Pense sobre quando você trabalha melhor.

Reconheça seus pontos fortes e como sua energia muda no decorrer do dia e planeje sua agenda de acordo com isso.

Madeleine Dore, da BBC, explica: “A chave para ser mais produtivo pode ser encontrada no uso mais efetivo do tempo, ao aceitarmos as falhas em nosso dia — aqueles momentos em que a produtividade começa a decrescer,  geralmente no meio da manhã, logo após o almoço ou no meio da tarde”.

Crie um ritual diário

Não só rotinas para as manhãs e noites permitem que você faça mais, mas, assim como todos os rituais, elas dão mais ritmo, textura e prazer à sua vida.

O melhor início possível é tirar 10 minutos da sua noite para planejar o dia seguinte.

Escolha uma atividade que te coloque em um estado de mentalidade positiva para começar o dia, uma atividade com a qual você possa se comprometer regularmente.

Não abra mão de atividades como ter uma boa noite de sono, escolher alimentos saudáveis e se exercitar. Você também pode encontrar uma brecha para meditar, fazer intervalos conscientes ou tirar um tempo para sua família.

Estudos mostram que exercícios regulares aumentam nossa atenção, energia, produtividade, criatividade e foco mental.

Conseguir levantar cedo muda tudo pelo resto do dia. Um estudo da University of Leipzig concluiu que “pessoas diurnas são mais proativas que as noturnas”.

Em uma pesquisa com 20 executivos citada por Laura Vanderkam, expert em gerenciamento de tempo e autor de “What the Most Successful People Do Before Breakfast” (O que as pessoas mais bem-sucedidas fazem antes do café da manhã), 90% disseram acordar antes das 6h da manhã durante os dias de semana.

A CEO da PepsiCo, Indra Nooyi, por exemplo, acorda às 4h e chega ao escritório antes das 7h. O CEO da Disney, Bob Iger, se levanta às 4h30 para ler. O CEO do Twitter, Jack Dorsey, está de pé às 5h30 para correr.

Para começar o dia com o pé direito, você tem que ter uma rotina matinal que funcione e traga à tona o melhor de si. Torne suas manhãs produtivas.

Os momentos tranquilos da manhã podem ser ideais para focar em um projeto importante sem ser interrompido.

A maior parte das pessoas tem mais energia para seus trabalhos mais importantes pela manhã. Você pode realizar tarefas essenciais como escrever, atividades que envolvem pensamento criativo e solução de problemas antes do meio dia.

Noites podem ser dedicadas a planejar e preparar o dia seguinte. Coloque seus horários e o que você precisa realizar no papel.

Se você planejar na noite anterior, tiver um ritual matinal disciplinado e souber exatamente o que você precisa fazer primeiro de manhã sem perder tempo — você já estará a frente de 99% das pessoas.

O desafio dos 30 dias

O maior desafio que a maior parte de nós enfrenta é aderir a uma rotina saudável e produtiva. Você pode começar com um desafio de 30 dias para desenvolver a rotina perfeita para você.

Escreva em um papel, junto de suas motivações, os obstáculos e estratégias para superá-los.

Comprometa-se total e publicamente, se você puder.

Anote seu progresso todos os dias.

Consiga apoio para quando você falhar — quer seja um amigo, colega de trabalho ou até um amigo online.

Recompense cada pequeno sucesso.

Ajuste qualquer coisa que não esteja funcionando, caso a caso. Então, faça uma avaliação depois de 30 dias para ver como a nova rotina está indo para você.

Se você falhar, descubra o que deu errado, planeje e tente novamente.

Rotinas matinais e noturnas podem te ajudar a ser muito mais produtivo e a tirar o máximo proveito da vida.

Nem sempre você tem total controle sobre seu dia de trabalho, mas você tem sobre esses dois períodos.

Você pode usá-los de modo a garantir que as tarefas mais importantes sejam cumpridas — malhar, passar tempo com a família e amigos, até desenvolver um negócio secundário, ler ou descobrir novos hobbies.

Então coloque em prática o que você acabou de ler e comente aqui nos comentários do blog como anda sua rotina diária.

Continue Lendo

Mais >