16 Lições De Vida Que Eu Aprendi Com Meus Mentores E Todos Deveriam Saber

Com cada conversa que tenho, livro que leio, erro que cometo, e novo conhecimento que eu adquiro, mais incerto eu …

Compartilhe

Com cada conversa que tenho, livro que leio, erro que cometo, e novo conhecimento que eu adquiro, mais incerto eu fico quanto a tudo, por isso venho trazer essas 16 lições de vida que eu aprendi com meus mentores que me ajudam neste processo.

O filósofo francês Voltaire disse isso de uma forma melhor:

“Quanto mais eu leio, mais conhecimento eu tenho, de que muito pouco sei.”

Eu fui abençoado por poder conhecer muita gente incrível com quem aprendi. E se você também quer aprender com pessoas que admira, seus mentores, observe elas. Entenda como elas se comportam, pensam, falam, trabalham, conduzem seus negócios, etc.

É por isso que penso que todos possuem mentores. Mas nem todos os observam ativamente. 

A maioria de nós espera um mentor que apareça e diga:

“A partir de hoje, sou oficialmente seu mentor. Eis a lição número um: Não seja um idiota.”

Não sei você, mas isso nunca aconteceu comigo. Ao invés disso, eu encontro formas de passar tempo com pessoas com as quais quero aprender algo, e aprendo observando elas. Esta estratégia tem me ajudado muito nos últimos anos.

Aqui está uma lista de coisas que observei meus mentores dizerem. Espero que vocês também achem elas úteis.

  1. Eu gosto de trabalhar porque isso me mantém jovem.” Um dos meus mentores está por volta dos 70 anos. Se você acredita na ciência, ele deveria ser um homem enferrujado e com apenas algumas boas células cerebrais. Ao invés disso, ele é cheio de vida. Genes bons? Talvez. Ele não tem tempo para pensar nisso. Ele simplesmente faz as coisas.
  2. Adultos não precisam pedir permissão.” Danem-se as barreiras e a negatividade. Se você acredita em algo, apenas faça. E se não der certo, é sempre mais fácil pedir perdão.
  3. Se alguém quiser ir, deixe ir. E deseje boa sorte.” Durante o curso de sua carreira, você irá perder amigos, colegas, membros da equipes, empregados, chefes, parceiros. Coisas acontecem e as pessoas seguem em frente. Amigos se tornam “inimigos”.  Sócios e funcionários se tornam concorrentes. Saiba quando é hora de você seguir em frente. E nunca guarde rancor. Sempre perdoe!
  4. Trate as pessoas bem. O mundo é pequeno.” Somos humanos. E humanos têm emoções. E emoções fazem as pessoas fazerem coisas estranhas. Não faça coisas estranhas com as pessoas.
  5. A vida não é justa. Supere.” Sim, sim, eu entendo. Você está triste. Você não conseguiu aquela promoção. Ninguém liga para o seu produto. Essas coisas acontecem. Não deseje que as coisas fossem diferentes. Só seja melhor da próxima vez.
  6. Eu odeio quando as pessoas não estão preparadas.” Não importa o quão pequena sua próxima tarefa seja, esteja preparado. Essa é a diferença entre um amador e um profissional. Entenda seu papel.
  7. As coisas difíceis sempre serão difíceis. As coisas não ficam mais fáceis quando você as deixa de lado.” Conversas difíceis, demitir pessoas, admitir erros, pedir desculpas. Você nunca se acostuma com coisas difíceis. É sempre melhor arrancar o curativo. Apenas acabe logo com isso.
  8. Nem todo mundo pensa igual a você.” Eu costumo ouvir as pessoas dizerem: “Aquela pessoa não me entende.” Você já parou para pensar que pode ser o contrário? As pessoas são diferentes. Faça o máximo para se colocar na pele dos outros.
  9. Pessoas ruins machucam apenas a si mesmas. Sinto pena delas.” Nunca tente se vingar de pessoas ruins. A punição delas é ser uma pessoa ruim.
  10. Tudo chega ao fim.” Sua boa saúde, relacionamentos, família, animais de estimação, negócios. Todos sabemos como as coisas acabam. Apenas aproveite as coisas que você ainda tem. Antes de perceber, tudo acabará. E você também.
  11. Eu falho o tempo todo. Eu só não desisto.” O fracasso é superestimado. É meramente uma palavra diferente para o aprendizado. Nós apenas ficamos emocionais demais quanto a isso. “Eu sou ruim.” Não, você não é. Mas se desistir, você será.
  12. As pessoas estão apaixonadas por suas próprias vozes.” Quase sempre é bom ficar em silêncio e escutar as outras pessoas. Não interrompe-las tentar estar presente e escuta-las, muitas vezes elas só precisam desabafar, elas já sabem o que precisam fazer, não precisam do seu conselho. Contudo se você achar que precisa falar, então pelo menos espere elas concluirem o que estavam falando. Você vai notar o quão grata elas irão ficar por você fazer esse pequeno movimento.
  13. Descansar é mais importante do que trabalhar.” A arte de descansar é difícil de ser aprendida. Somos todos tão incansáveis. Queremos que as coisas aconteçam hoje, agora, nesse instante. Respire por um segundo. Descanse. E após estar descansado você vai ver que vai ficar muito mais fácil alcançar tudo que almejar.
  14. Eu não me importo com isso.” Não sei dizer quantas vezes escutei meus mentores dizerem algo. De alguma forma, pessoas felizes ligam menos para coisas que não são importantes. Eu já pratico a arte de ligar o f*[email protected] há algum tempo e recentemente li um livro sobre esse assunto: A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se. Não me entenda mal, não é para você não ligar para sua família, amigos etc. Mas você não precisa e nem deve tentar agradar a todos ou se importar com todos detalhes. Você deve aprender a se importar única e exclusivamente com o que realmente tem importância para você e seus objetivos.
  15. Meu objetivo é aprender alguma coisa diferente todo os dias.” Aprender é algo que você faz deliberadamente. Lembre a si mesmo todos os dias que você quer, não que precisa, aprender algo novo.
  16. “Esse momento é o que importa”. Um dos meus mentores dizia isso com frequência, principalmente quando sentava-mos juntos após o almoço de baixo da árvore no amplo quintal dele. Esse momento é o único que importa, dizia ele. Eu não entendia aquela mensagem até entender anos mais tarde que o único momento que você está presente de verdade é o presente, é no agora. Contudo ficamos presos no passado ou ansiosos pelo futuro na maior parte do nosso tempo. Nos preocupando com as atividades que deveríamos estar fazendo, ou tristes com algo que deixamos de fazer ou fizeram contra nós no passado. O passado e o futuro são uma ilusão, a maioria das suas memórias são falsas e o futuro, por mais bem planejado, é incerto. Aproveite o único momento que é real, o presente.

Depois de escrever essa lista, eu aprendi que todas as coisas que sei, aprendi com outras pessoas.

Isso mostra o quão importante é você estar próximo de uma pessoa que em alguma área da vida tem algo para te ensinar. E acredite em mim, todas pessoas tem, você só precisa observar melhor. 

E você, aprendeu algo novo através das lições acima?

Continue Lendo

Mais >